Este Blog tem como objetivo a apresentação e implementação do projeto "Conjunto Somos + Matemática, da Disciplina Informática Educativa II, do Curso de Pós-Graduação em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, da Universidade Federal Fluminense.
Orientadora: Professora Cleonice Weber
Alunos elaboradores do projeto: Carmelita Freitas dos Santos Ribeiro, Claudio Teixeira Miguel e Rafael Alves Araújo.
Alunas implementadoras do projeto: Adileia Inês Santos Fonseca e Pollyana de Brito Correa Soares.
Etapa de Implementação do Projeto
Etapa 1
Nesta etapa vamos assistir o vídeo Conjuntos Numéricos, para vermos um pouco sobre a história dos números, como surgiram e sua importância no nosso cotidiano.
Cada aluno pegue uma bala de frutas e observe o seu sabor, porque vamos formar cinco grupos, com os cinco sabores diferentes, então procure seus colegas de grupo e pode saborear sua bala. Será distribuido revistas, jornais, livros de Ciências e Geografia, para que vocês possam elaborar um trabalho em grupo com o tema "A importância dos números no nosso dia a dia", usem a criatividade, a imaginação, invente. Observem algumas sugestões:
Cada aluno pegue uma bala de frutas e observe o seu sabor, porque vamos formar cinco grupos, com os cinco sabores diferentes, então procure seus colegas de grupo e pode saborear sua bala. Será distribuido revistas, jornais, livros de Ciências e Geografia, para que vocês possam elaborar um trabalho em grupo com o tema "A importância dos números no nosso dia a dia", usem a criatividade, a imaginação, invente. Observem algumas sugestões:
*Recorte de jornais e revistas vários números, mostrando sua utilização no dia a dia.
*Pesquise a presença dos números em outras àreas, por exemplo na ciências, na geografia, na política.
*Faça redações, poesias e músicas sobre os números.
Após a elaboração do trabalho cada grupo deverá socializar com a turma de uma forma criativa, vamos trabalhar, deve ser ouvido as sugestões de todos, lembrando que as diferenças do grupo faz ele crescer e não esqueçam que todos devem participar da apresentação do trabalho.
Para conclusão desta etapa, vamos assistir a apresentação do slideshare no data show.
2ª Etapa
Nesta etapa vamos rever alguns itens da teoria dos conjuntos, como símbolos lógicos, pertinência, representação, igualdade , desigualdade e interpretação de números de forma abreviada, refletindo sobre sua utilização no cotidiano, vamos assistir o slideshare "Conjuntos Numéricos".
Vamos exercitar um pouco? Façam as atividades proposta nna folha xerocada ( exemplos em anexo).
1)Verifique se as sentenças são verdadeiras ou falsas.
a)Todo número racional é natural.
b)Todo número inteiro é real.
c)Todo número irracional é real.
d)Existem números reais que não são racionais.
2)Qual a relação correta envolvendo os conjuntos numéricos?
3)As duas capitais brasileiras mais distantes uma da outra são Boa Vista (Roraima) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Essa distância é de 3775 Km.
a) Escreva esse número decompondo-o em potências de 10.
b) Arredonde esse número para a centena mais próxima.
c) Arredonde esse número para a unidade de milhar mais próxima.
d) Transforme esta distância em metros e escreva em notação científica.
3ª Etapa
Nesta etapa iremos estudar os intervalos reais, suas características e operações, vamos assistir o vídeo "Intervalos Reais".
1) Represente os intervalos na reta real :
2) Determine a união dos intervalos ]-1, 4] U [3, 7].
3) Determine a intersecção dos intervalos [-2,03] e [0, 6].
Etapa 5
Nesta etapa vamos assistir o vídeo sobre a teoria das funções.
Vamos resolver as atividades na folha xerocada (exemplos em anexo)
1-
1-
3-
Etapa 6
Nesta última etapa vocês irão rever o que foi estudado através de um slide no slideshare .
http://www.slideshare.net/pollysoares/funes-quais-as-suas-funes-2731185
Em seguida, com mesma formação da Etapa 1, em grupo vamos representar o estudo feito sobre função. Para finalizar este trabalho vamos fazer uma exposição das atividades realizadas em grupo nas Etapas 1 e 6.
Referências Bibliográficas
DANTE, Luiz Roberto, Matemática Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2009, 503p.
BENIGNO, Barreto Filho e CLAÚDIO, Xavier da Silva (2003) Matemática. Ensino Médio. 1ª. Volume único. São Paulo editora FTD.